O que é Sanda?


 
Sanda é o combate desportivo do Kung Fu e foi desenvolvido com a intenção de melhorar o desempenho do exército chinês mas, com o passar do tempo, logo foi adaptado aos estilos de Kung Fu. Há escolas, hoje em dia, que trabalham o Sanda independentemente do Kung Fu, assim como, há também escolas que trabalham os dois, um como complemento do outro.
 
Sistema de Graduação do Sanda
 
Todo artista marcial sonha com a faixa preta, mas no Sanda é o contrário: a última graduação é branca! O sistema de graduação do Sanda possui nove níveis diferentes. E ao invés de faixas são utilizadas estrelas fixadas nos shorts dos praticantes.
 
A evolução do atleta de Sanda pode lhe garantir o título de professor pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW). Alcançando o sexto nível, o praticante será considerado Professor 1º Duan em Sanda.
 
Regras do Sanda
 
Também conhecido como Sanshou ou Boxe Chinês, o Sanda, assim como qualquer arte marcial, possui regras. As lutas acontecem sobre uma plataforma de oitenta centímetros de altura e oito metros quadrados de área. Os lutadores se enfrentam por dois rounds de dois minutos com um minuto de descanso e caso haja empate haverá um terceiro round.
 
Cada atleta utiliza seu próprio equipamento de proteção: capacete, protetor bucal, protetor de tórax, luvas de boxe e coquilha para os homens (protetor genital). Dependendo da categoria, usa-se caneleiras e capacete com grade, o tamanho da luva também depende do peso dos lutadores. As categorias são divididas em: adulto, juvenil e infanto juvenil; homens e mulheres; além da divisão por peso.
 
Muito parecido com o MMA, o Sanda utiliza técnicas de socos, chutes e quedas (ato de jogar o oponente ao chão). Luta de solo (Jiu Jitsu) não são permitidos no Sanda. Quando um dos lutadores é derrubado a luta para e este se levanta para que a luta continue.
 
É considerado o vencedor aquele que vencer dois rounds ou aquele que nocautear o oponente. Nas competições, o campeão é definido por eliminatórias, ou seja, o vencedor de cada combate se classifica para a próxima fase até sobrarem dois lutadores que se enfrentarão pelo título de campeão.

Fonte: http://guiadolutador.com.br/
 
 
Veja também:
6 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo
Artes marciais para a terceira idade
Como se alimentar antes e após os treinos
Importância do aquecimento na atividade física
Conheça os benefícios do Jiu Jitsu para o corpo