O que é o Boxe Chinês


 
O Boxe Chinês é dividido em Sanshou e Sanda…
 
A Dinastia Tang (618-907) merece ser relembrada já que durante esta época de grandes batalhas e conquistas, era necesário estabelecer um método de seleção dos melhores guerreiros de um conceito de luta, chamado TA LEITAI (luta sobre plataformas).

Como seu nome indica, estes eventos de artes marciais consistiam em fortes combates sem regras nem limites de tempo, realizados sobre uma plataforma elevada à 3 metros de altura. Os lutadores usavam totalmente suas forças e a luta não terminava até que um caísse fora da plataforma ou se estivesse impossibilitado de continuar.

Esta forma primitiva de combate é o verdadeiro precursor do que hoje se conheçe como Sanshou.
 
Sanshou, literalmente “Mãos Livres”, é colocar em prática todas as técnicas de ataque e defesa do Wushu. Possue uma grande história e uma grande aceitação pelo publico chinês. Seus primeiros regulamentos foram criados durante a Dinastia Song (960-1279).

Muitos dos esportes de combate que hoje se concedem no ocidente, como o Karatê, o Judo, o Taekwondo, o Muay Thai e etc., reconhecem suas origens nas milenares artes chinesas. Sanshou teve seu ponto de partida como esporte contemporâneo em 1990, ano em que o comitê organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu o Wushu como esporte oficial de competição.

Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu como organismo oficial encarregado de dirigir o crecimento e a difusão do esporte, determinando as diferentes disciplinas de competição e sua respectiva regulamentação. O Sanshou está crecendo rápidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas em mais de 95 países no mundo inteiro. Recentemente tem se convertido também em um esporte profissional na América. O Sanshou se refere a luta onde as regras estão prontas para simular com total precisão o combate atual e real.


O SanShou é uma modalidade esportiva que baseia-se nos diversos estilos de luta nas regiões norte e sul da China.o uniforme consiste em calção e camiseta.São equipamentos obrigatórios para o Sanshou:

  • Protetor bucal / Capacete aberto para adultos, masculino e feminino
  • Protetor de tórax / Capacete fechado (com grade), para categorias infanto-juvenil e juvenil.
  • Protetor de canela, para categorias infanto-juvenil e juvenil, /Luvas de Sanshou de 8 Onças para categorias até 65 kg e de 10 Onças para as categorias acima de 65 kg e Coquilha.

Sanda é semelhante ao sanshou no tocante as técnicas que são permitidas,a diferença é que no sanda é permitido joelhadas e cotoveladas.o equipamento de proteção usado no sanda é apenas as luvas de boxe,coquilha e protetor de dentes.o uniforme usado é apenas o calção.

 

 

Veja também:
6 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo
Artes marciais para a terceira idade
Como se alimentar antes e após os treinos
Importância do aquecimento na atividade física
Conheça os benefícios do Jiu Jitsu para o corpo