Conheça a origem e os benefícios do Boxe Chinês


 

Boxe chinês é uma denominação genérica que se refere à aplicação em combate das diversas formas tradicionais de arte marcial chinesa.

Origem:

Os historiadores acreditam que o boxe chinês iniciou-se alguns séculos atrás quando as lutas corporais se tornaram uma prática popular na China. No início não existiam regras e as lutas terminavam sempre com ferimentos graves ou a morte de um dos lutadores.

Com o tempo o boxe chinês passou a se tornar um esporte, sendo atribuídas regras, equipamentos de proteção e técnicas de finalização, como: chaves, estrangulamentos, cabeçadas, etc.


Desta forma as lutas adquiriram um formato mais dinâmico e menos violento, reduzindo os riscos de lesar o adversário. As técnicas utilizadas incluem socos,chutes, joelhadas, projeções e luta de solo.

Na atualidade, os atletas podem lutar nas modalidades Sanshou e Sandá. É a parte voltada para o combate nas competições de Wushu (Kung fu).


Atualmente no Brasil o campeão mais jovem é André Luiz Pereira Dias com 23 anos e Raphaell Guerra que foi campeão aos 18.

Adriel Bezerra da Silva foi campeão Mauaense de 2013.

 

Benefícios:

O boxe chinês é um esporte de inteligência e sua prática melhora as condições cardio-respiratória, a percepção, a concentração, as condições físicas e a auto-estima, característica comum das artes marciais.

 

 

Veja também:
6 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo
Artes marciais para a terceira idade
Como se alimentar antes e após os treinos
Importância do aquecimento na atividade física
Conheça os benefícios do Jiu Jitsu para o corpo