Como se alimentar antes e após os treinos


 
A busca por uma vida saudável e por uma boa forma física vem atraindo cada vez mais pessoas às academias, aos treinamentos funcionais, às lutas corporais e às corridas de ruas. O resultado dos exercícios físicos está ligado não apenas às horas investidas nas atividades e aos bons equipamentos. Uma alimentação adequada, antes e depois do treino, é fundamental para alcançar os objetivos planejados.

Os alimentos ricos em carboidratos e proteínas são os mais indicados para o pré-treino, já que os carboidratos vão evitar o catabolismo muscular, ou seja, a perda de massa magra, e contribui para o rendimento do atleta. Carboidratos como batata-doce, pães e biscoitos integrais, ovos, iogurte desnatado, frutas com granola ou com mel e frango grelhado são fontes de energia de rápida absorção.

Para o pós-treino, é preciso repor as proteínas perdidas durante os exercícios. Banana com aveia, iogurte desnatado, mamão, queijo branco e a batata-doce são alguns dos alimentos adequados para a refeição depois de atividades intensas. Para quem é adepto aos suplementos, recomendamos whey protein e dextrose.

70% do sucesso de um treinamento é motivado pela ingestão de refeições corretas no pré e no pós-treino. A alimentação antes do treino é um fator importantíssimo, porque ela é o combustível que vai dar energia e evitar que o desportista passe mal durante o exercício. Muitas pessoas tendo queda de pressão, no índice glicêmico e até vomitando porque acha que pode fazer exercício em jejum.
Já o pós-treino tem que ser saudável e serve para repor os nutrientes perdidos. É tão importante quanto o que é ingerido antes. 
 
 Veja algumas sugestões de lanches pré e pós-treino
 
Pré-treino
 
1. Uma banana amassada + 2 colheres de sopa de aveia + 1 colher de sobremesa de mel + 1 fatia de queijo branco.

2. Salada de frutas + 2 colheres de sopa de granola e mel + 1 fatia de queijo branco
 
3. 2 fatias de pão integral + 1 ovo mexido ou frango desfiado ou requeijão light
 
4. 1 copo com vitamina (200 ml de leite desnatado com 1 banana ou ½ de mamão papaya + 1 colher de sobremesa de mel + 2 colheres de aveia) + 2 castanhas

Pós-treino
 
1. 2 pedaços de peito de frango médios + 4 colheres de arroz integral + cenoura e beterraba crua raladas

2. 2 pedaços pequenos de batata-doce + 1 pedaço de peito de frango médio

3. 1 scoop de Whey Protein isolado + 1 scoop de dextrose + 1 banana

4. Omelete de duas claras + 1 fatia de queijo branco + 1 colher de sopa de farelo de aveia + 1 banana
 
 
Veja também:
6 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo
Artes marciais para a terceira idade
Importância do aquecimento na atividade física
Conheça os benefícios do Jiu Jitsu para o corpo