Auto-Controle físico e mental: Conheça o Aikido


 
Fortemente espiritualizado, o Aikido é sobretudo uma arte de auto-controle físico e mental, ajudando os seus praticantes – Aikidokas – a descobrirem-se. Assim, o treino do Aikido baseia-se na recepção e anulação de ataques e não no gesto de atacar por iniciativa própria. O termo em si é composto por três caracteres, que significam harmonia, energia e caminho.
 
A filosofia base do Aikido nasce com a experiência de vida de Morihei Ueshiba, o fundador desta arte nos anos 20. Também conhecido como ?sensei (“o grande mestre”), pretendeu reunir todos os ensinamentos que fora acumulando ao longo de décadas de treino e diferentes práticas, compilando-os numa nova arte marcial.
 
Este conhecimento era, por um lado, funcional, como o caso das artes marciais que praticara e que vieram a influenciar o Aikido: Judo, Yagy? Shingan-ry?, Tenjin Shin'y?-ry? e sobretudo, Dait?-ry?, considerada como aquela em que Ueshiba mais se viria a basear.
 
Por outro lado, além da componente prática, foram sobretudo os ensinamentos espirituais do ?sensei que mais marcaram a filosofia do Aikido. Por entre eles, destacam-se os recebidos por Onisaburo Deguchi, líder espiritual japonês cuja relação a Ueshiba lhe permitiu movimentar-se pelos círculos superiores da sociedade, valendo-lhe a divulgação da sua arte e a angariação de importantes alunos e seguidores.
 
 
Veja também:
6 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo
Artes marciais para a terceira idade
Como se alimentar antes e após os treinos
Importância do aquecimento na atividade física
Conheça os benefícios do Jiu Jitsu para o corpo