Aikidô - O que é?


 
Aikido é uma arte marcial japonesa baseada no princípio da não resistência e da não violência ativa. É totalmente eficiente como defesa pessoal, pois não requer tamanho nem força para aplicá-lo, porque a força do próprio ataque é usada contra o agressor.
 
No Aikido nós não resistimos à força. Pelo contrário, nós a neutralizamos e redirecionamos o ataque inicial utilizando-se de movimentos circulares dinâmicos para desequilibrar o agressor. O agressor é então subjugado usando-se uma variedade de técnicas de projeção ou torção de articulações ao invés dos destrutivos socos e chutes.
 
No Aikido não existe nenhum tipo de competição, o praticante aprende de maneira cooperativa ora atacando, ora defendendo-se numa atmosfera enérgica ainda que compenetrada.
 
A prática do Aikido melhora não somente o condicionamento físico, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora e a resistência cardiovascular, mas também desenvolve o condicionamento mental, a autoconfiança a concentração, os reflexos, a intuição e o altruísmo.
 
Os princípios praticados no dojo (local de treinamento) podem ser usados como meio ou filosofia para lidarmos com o stress e os conflitos que encaramos atualmente neste mundo de constante transformação. Ensina a manter-se em seu caminho cedendo. Como evitar confrontos e a manter-se calmo e centrado em meio à adversidade.
 
Outras marcas fundamentais do AIKIDO são a disciplina, o respeito e a valorização do mais velho ou mais antigo (hierarquia), a gratidão e a honra.
 
O que é aikido? O que significa a palavra "AIKIDO"
 
Quando queremos entender o significado da palavra Aikido, podemos observá-la de várias formas. Uma forma é dividi-la em partes e analisar seus termos separadamente.
 
Nesse caso, então, o primeiro termo que temos é "AI", que pode ser traduzido como harmonia, equilíbrio ou amor. A seguir vem o segundo termo "KI". É a energia vital ou energia do universo, num sentido mais amplo. Por fim temos o "DO", que compõe a terminação da maioria das artes marciais, e pode ser meio, forma ou caminho.
 
Quando traduzimos dessa forma, podemos ser infelizes. A língua japonesa é muito complexa, e sendo assim não é tão fácil traduzir uma palavra. Mas fazendo dessa forma, podemos ter uma idéia do que a palavra quer dizer.
 
Uma outra forma de entender a palavra AIKIDO, é tentar compreendê-la como um todo, buscando "unir" os 3 termos em uma única frase. Poderíamos então ter várias traduções para uma mesma palavra: 

O caminho harmônico da energia vital

A harmonia do universo

A harmonia da natureza

A arte do não combate
 
O que é aikido?
 
Aikido é utilizado pela Polícia Metropolitana de Tóquio, pelo Pelotão de Choque e pela Polícia Feminina e o atual chefe de segurança do Primeiro Ministro do Japão é uma praticante de Aikido. Na United States Naval Academy, os agentes do Departamento de Estado, a polícia de Nassau (NY) e alguns agentes do FBI, Swat, a Polícia Montada do Canadá e para formação da Policia da Venezuela. No Brasil a Polícia de Governador Valadares, já está tendo aula de Aikido.
 
Em Santos, os agentes das Polícias Militar, Civil, Federal e Delegados (de forma individualizada), alem dos cursos de formação de segurança patrimonial e pessoal já praticam o Aikido.
 
O Aikido não nos ensina um método infalível de defesa pessoal, mas a evitarmos os conflitos, a não ficarmos tensos em situações críticas, sejam elas de violência física ou de qualquer outra natureza. Treinando o equilíbrio físico, também treinamos o equilíbrio emocional, mental e espiritual.
 
 
Veja também:
6 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo
Artes marciais para a terceira idade
Como se alimentar antes e após os treinos
Importância do aquecimento na atividade física
Conheça os benefícios do Jiu Jitsu para o corpo