A dança do leão


 

O folclore constitui uma criação coletiva de um povo. A China é um país de civilização milenar e tem uma grande extensão territorial. Caracterizada através de murais e gravuras datadas da dinastia HAN (206 A.C - 221 D.C) encontradas por pesquisadores, a Dança do Leão é uma das representações mais populares e conhecidas em todo o mundo do rico folclore Chinês, além de ser um dos mais importantes aspectos culturais e de treinamento das artes marciais chinesas muitas vezes negligenciado mesmo pelos mais sérios praticantes e/ou escolas de Kung Fu.
 

Diz a lenda que um Imperador Chinês teve um pesadelo onde um animal estranho salvou sua vida. Ao consultar seus ministros, um deles relatou que o animal com característica do Dragão e Fênix Chinês, assemelhava-se a uma criatura que vivia á oeste um leão.

Embora não existissem leões na China, o Imperador enviou emissários ao Ocidente com objetivo único de pesquisar mais sobre tal animal os quais retornaram á China trazendo um leão doado por um Imperador da Pérsia (atual Irã) fato este ocorrido durante a Dinastia TANG (618 D.C - 907 D.C).
 

Desde então o Leão passou a ser considerado um bom presságio representante do elemento YANG, força e bondade, além de simbolizar o espírito de uma escola de KUNG FU.

A Dança do Leão foi apresentada oficialmente por artistas marciais durante a Dinastia CHING (1644 - 1911) dos invasores Manchus como meio secreto para se comunicarem e praticar o KUNG FU proibido na época com apresentações de aldeia em aldeia.
 

Em quase todas as festividades realizadas pelas comunidades Chinesas (Chinatowns) ao redor do mundo principalmente o ano novo Chinês, podemos assistir uma apresentação da Dança do Leão. Na China ela anima inaugurações de lojas, restaurantes, supermercados e até a festa anual da polícia.
 

Dançarinos do Leão são geralmente praticantes de Kung Fu que enfatizam jogos de pernas e bases baixas que aumentam a força das pernas e melhora da região lombar. A cabeça e fantasia pesam juntos entre 18 a 23 Kg. E por ser longa a Dança do Leão resulta em excelente condicionamento físico e melhoria do sistema cardiovascular do dançarino, além do Kung Fu é claro.

 

 

Veja também:
6 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo
Artes marciais para a terceira idade
Como se alimentar antes e após os treinos
Importância do aquecimento na atividade física
Conheça os benefícios do Jiu Jitsu para o corpo